Todos por Um - Porto

Dia 5 de Maio de 2013 será o dia que guardarei na memória, no coração, no pensamento, como um dos dias mais bonitos que já tive a alegria de viver.

Primeiro domingo de Maio, simbolicamente o Dia da Mãe, aquele que dedicamos a homenagear aquela que nos deu a vida, que nos possibilitou a alegria de estarmos aqui, de termos as nossas familias, de podermos sentir a incondicionalidade do amor.

Ontem foi Dia da Mãe, foi o dia em que senti que mostrei aos meus filhos que os amo acima de qualquer coisa. Foi o dia em que a melhor prenda que recebi foi ver a capacidade que ambos têm em se entregarem de corpo e alma a uma causa, vê-los 10 horas seguidas a ajudar a vender de tudo um pouco para angariar fundos para o Rodrigo, literalmente 'vestiram a camisola', a qual acabaram por despir para vender!





Um dia de grandes emoções que tinha como principal objectivo angariar  dadores de sangue e de medula óssea. Foi a nossa maior tristeza, o CEDACE veio apenas preparado para 150 dadores e não houve hipótese de aumentar a disponibilidade de kits de recolha. Tivemos de ter a coragem de dizer a dezenas de pessoas que ontem não era o dia em que iam marcar a diferença... Mas este foi o único senão deste dia, foi um senão ENORME, mas foi o único!!

Na Casa dos Vizinhos, prontamente cedida pelo Padre Maia, passaram ontem umas centenas largas de pessoas que colaboraram monetariamente para ajudar a mãe Vanessa a acreditar que vai manter o seu filho Rodrigo com uma vida de qualidade, com o menor dos sofrimentos e se for possível com uma esperança de melhoras na sua doença.

Sim, ontem rimos muito, brincámos muito, conversámos muito, abraçámos muito, beijámos muitas pessoas e chorámos também... conhecemos muita gente muito, muito, muito, muito boa.

Vendemos tanta, mas tanta comida que acho que vamos andar a dieta durante um mês só de pensar no que engordei psicologicamente apenas por olhar. O nosso povo come bem, come com gosto e é bom de ver!!

E cozinha, põe a mão na massa e faz coisas maravilhosamente apetitosas e bem cheirosas, e depois oferece para que se venda a favor de uma causa. Melhor do que isto? Esta gente boa faz, oferece e depois compra! Eu vendi fatias de bolo aos próprios que os trouxeram!!!





Nos Workshops apareceram pessoas fantásticas que partilharam o seu bem fazer com quem quis aprender e partilharam-se momentos bonitos.

Nos jardins tivemos artistas da pequenada, a brincar com eles, a pintar-lhes a cara, os braços e pernas, a modelar balões e plasticinas, a mostrar-lhes que partilhar é bom e faz bem!

Houve artistas de máquinas em punho a imortalizar o Dia da Mãe com fotografias em cenários carinhosamente criados para este evento. Espero ansiosamente para ver os resultados das sessões de mães com filhos, mães com mães, avós com mães e filhos...

E ainda tivemos um grande número de corajosos que marcaram este dia na pele, com um dos tatuadores que disponibilizaram as suas mãos para oferecerem o seu trabalho pelo Rodrigo.

Unhas? Sim, também lá estiveram as talentosas das unhas, que deixavam umas mãos lindas nas sortudas (ai, que raiva...)que tiveram oportunidade de se entregarem aos seus cuidados.

E, de tarde, para lá do meio da tarde, houve um senhor, um senhor com dedos de carvão que fazia retratos lindos que só ele!!

No jardim, pela sombra, vestida de branco, ar leve e fresco esteve a massagista. Vigorosa, firme e altamente eficaz!! Sorte de quem lhe caiu nas mãos!!!

Fechámos a porta às 19h com a certeza de que se a mantivéssemos aberta até à meia-noite teríamos sempre companhia.

A partilha da equipa envolvida no nascer, crescer e aparecer deste projecto é maravilhosa. Somos poucas, somos pequenas, éramos estranhas... Agora somos amigas, descobrimos que juntas, unidas, conseguimos fazer uma coisa grande e linda por uma causa maior!

Tivemos ainda o privilégio da visita dos padrinhos do Rodrigo, a quem entregámos uns miminhos carinhosos de pessoas que dedicaram a sua arte e a sua vontade para lhe fazer chegar a sua esperança de uma forma física e pessoal.



No final de tudo, porta fechada, fomos a contas e, tudo somado temos o valor de 5.500,38€ para disponibilizar à Vanessa um bocadinho da nossa esperança.

No CEDACE angariaram-se 150 novos dadores para os inúmeros meninos como o Rodrigo, o Pedro, a Maria ou a Raquel que precisam desesperadamente de alguém que seja o seu código PIN para uma vida melhor.



Obrigada a todos. Do coração.

Comentários

  1. Olá a todos! Não poderia deixar de dar aqui o meu testemunho acerca deste evento. Para mim, este foi sem dúvida o melhor dia da mãe de sempre!
    Senti um orgulho imenso de poder contribuir neste dia tão especial, e quero que quem não pode por algum motivo estar presente saiba o que se viveu naquele dia. Posso dizer-vos que ao entrar na Casa do Vizinho respirava-se Amor; em cada sorriso, em cada olhar sentia-se transbordar bons sentimentos e energias positivas. São momentos como estes que nos fazem acreditar e perceber que quando pensamos que um pequeno gesto não vai fazer qualquer diferença, agora eu digo-vos com toda a certeza faz toda a diferença, pois a soma de vários pequenos gestos proporciona momentos especiais como este. E tenho a certeza que se não conseguimos naquele dia mudar o mundo, conseguimos certamente mudar o mundo do Rodrigo e de todos os que de uma forma ou de outra se entregaram de corpo e alma a esta causa, pois quem passou por lá, ficou certamente com este dia gravado para sempre no coração.
    São estes momentos que nos dão alento e nos fazem ter esperança no futuro, porque junto somos mais fortes: "Todos por um". Muito obrigada a todos vós. Ana Silva.

    ResponderEliminar
  2. Olá, eu estive lá, fiz a massagem maravilhosa, devo ter engordado ao que enfardei e decidi que aquele seria o dia em que fiz a minha tatuagem, algo muito meu o símbolo do leminiscata, vulgarmente conhecido como o símbolo do infinito, com a palavra faith, já algum tempo que decidira fazer essa tatuagem e achei que fazia todo o sentido fazê-la naquele dia, pois contribui, de forma muito modesta devo dizer, e também porque a minha tatuagem mesmo sendo uma coisa minha a mensagem enquadrava-se na perfeição no espírito do dia. E ainda bem fui, pois la´respirava-se um ambiente de amor, de esperança e sim de fé!!

    ResponderEliminar
  3. Estive por lá e adorei. Foi um dia da mãe diferente e único. Porque dei um bocadinho de mim para ajudar alguém. Estive lá com um WS by feito cá em casa, e reconheço na fotografia o menino doce que esteve a decorar um cupcake e uma bolachinha e que depois me vendeu um pack de acetonas. Foi um dia em cheio!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Patrícia!! O 'menino doce' é o meu filho mais novo que logo que soube da existência do workshop de cakedesign disse que precisava de 10€ para o fazer!!! E adorou, acho 'altamente profissional'.

      Eliminar
  4. Querida Titanices, estou aqui de coração cheio, ao ler a tua descrição deste magnífico dia dedicado ao Rodrigo. :)
    Bem hajam por serem gente de tão bom coração. Tenho a certeza que não foi só o Rodrigo que ficou a ganhar, mas muitos Rodrigos, como dizes e bem no teu texto.
    Vamos continuar a lutar pelo bem-estar e pela saúde dos Rodrigos e das Luanas, das nossas vidas!
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares