Sr. de Matosinhos
Sete semanas após a Páscoa festeja-se este santo na terra em que não nasci, mas vivi, e onde quase tudo se passa durante o dia, à noite regressamos a outra terra que, embora também não seja a nossa, é aquela em que moramos...
Enche-se a cidade de enfeites de luzes, monta-se a feira pelas ruas, os carrosséis no maior parque de estacionamento da zona, corta-se o trânsito nas ruas de maior afluência, os restaurantes junto ao metro, os romenos pela confusão a vender balões, as bancas das rifas de beneficiência, as barracas dos matrecos e das máquinas de moedas... as roulottes das bifanas, os fornos do pão com chouriço e os assadores com os porcos inteiros!
Instala-se a verdadeira confusão na cidade inteira, mas não há quem não passe lá um bocadinho do seu tempo!
Deixa-se a Igreja toda engalanada e não há coisa mais linda!!
Também nós uma vez no ano, enfrentamos a multidão e não deixamos de visitar a festa!! Normalmente no feriado do santo - hoje - (a festa foi ontem á noite) porque está tudo a curtir o descanso, e nós aí vamos, calmos e pela sombra!!!
Os barros são sempre a minha perdição... Espreito todas as novidades e trago sempre qualquer peça nova, para mais um petisco lá em casa... E este ano descobri esta peça!!! Pode até nem ser nova, mas é nova aqui na festa, eu nunca tinha visto, e já tenho uma!!!
Estão a ver aquela ali no cantinho esquerdo?? É para fazer frango, sim, no forno... e tem um nome assim sugestivo... e está lá pintado em quase todas... mas eu comprei uma lisa, discreta que sou menina de receber gente fina lá em casa e não gosto que a travessa diga que estou a servir "FRANGO Á PANELEIRO"!!! Mas vou experimentar já no fim de semana, olarecas!!!
Depois fomos encher a barriga com as bifanas, como é da praxe.
Naquele pão que é cozido ali, e que vem para a mesa a queimar-nos as mãos. De seguida uma outra desgraça de seu nome Jesuíta e vem directamente de Santo Tirso para ali, e que ainda estavam mornos e a estalar.
Depois, dei beijos nos meus rapazes... entrei no carro e vim trabalhar, que a minha sina é esta... lá terei o S. João, ao menos isso!!!
Deles... a última vez que tive notícias estavam numa esplanada a emborcar umas quantas destas...
'Ahhhhh, mas eu também vou ter um dia com o pai!!!! Toma, toma, toma!!! No S. João vocês têm aulas!!!'
'Não, mãe, não temos... estamos de férias!!'
Bahhhh!!!!
olha que bela festa :)
ResponderEliminarAi está uma feira que eu nunca fui...deve ser giro!
ResponderEliminarPor aqui também gostamos de ir a estas festas/feiras!!
ResponderEliminarA minha sobrinha mais velha (9 anos) é uma grande adepta de festas e arraiais, nunca está cansada e adora comer tudo quanto é petiscos ;)
EStas festas são giras. Onde nasci também existe uma grande festa, mas só para o final de agosto e esse púcaro que compraste também abundam por lá.
ResponderEliminarVim ter aqui pelo blog da Quadrpolaridades e chamou-me a atenção o teu comentário na Expo de estares grávida nesse verão. Eu também. Nasceu uma rapariga a 8 de junho.
estou por aqui: www.folhasdepapelonline.blogspot.com