Sr. de Matosinhos

Sete semanas após a Páscoa festeja-se este santo na terra em que não nasci, mas vivi, e onde quase tudo se passa durante o dia, à noite regressamos a outra terra que, embora também não seja a nossa, é aquela em que moramos...






Enche-se a cidade de enfeites de luzes, monta-se a feira pelas ruas, os carrosséis no maior parque de estacionamento da zona, corta-se o trânsito nas ruas de maior afluência, os restaurantes junto ao metro, os romenos pela confusão a vender balões, as bancas das rifas de beneficiência, as barracas dos matrecos e das máquinas de moedas... as roulottes das bifanas, os fornos do pão com chouriço e os assadores com os porcos inteiros!

Instala-se a verdadeira confusão na cidade inteira, mas não há quem não passe lá um bocadinho do seu tempo!


Deixa-se a Igreja toda engalanada e não há coisa mais linda!!



Também nós uma vez no ano, enfrentamos a multidão e não deixamos de visitar a festa!! Normalmente no feriado do santo - hoje - (a festa foi ontem á noite) porque está tudo a curtir o descanso, e nós aí vamos, calmos e pela sombra!!!




Os barros são sempre a minha perdição... Espreito todas as novidades e trago sempre qualquer peça nova, para mais um petisco lá em casa... E este ano descobri esta peça!!! Pode até nem ser nova, mas é nova aqui na festa, eu nunca tinha visto, e já tenho uma!!!



Estão a ver aquela ali no cantinho esquerdo?? É para fazer frango, sim, no forno... e tem um nome assim sugestivo... e está lá pintado em quase todas... mas eu comprei uma lisa, discreta que sou menina de receber gente fina lá em casa e não gosto que a travessa diga que estou a servir "FRANGO Á PANELEIRO"!!! Mas vou experimentar já no fim de semana, olarecas!!!

Depois fomos encher a barriga com as bifanas, como é da praxe.



Naquele pão que é cozido ali, e que vem para a mesa a queimar-nos as mãos. De seguida uma outra desgraça de seu nome Jesuíta e vem directamente de Santo Tirso para ali, e que ainda estavam mornos e a estalar.





Depois, dei beijos nos meus rapazes... entrei no carro e vim trabalhar, que a minha sina é esta... lá terei o S. João, ao menos isso!!!

Deles... a última vez que tive notícias estavam numa esplanada a emborcar umas quantas destas...




'Ahhhhh, mas eu também vou ter um dia com o pai!!!! Toma, toma, toma!!! No S. João vocês têm aulas!!!'

'Não, mãe, não temos... estamos de férias!!'

Bahhhh!!!!


Comentários

  1. Ai está uma feira que eu nunca fui...deve ser giro!

    ResponderEliminar
  2. Por aqui também gostamos de ir a estas festas/feiras!!
    A minha sobrinha mais velha (9 anos) é uma grande adepta de festas e arraiais, nunca está cansada e adora comer tudo quanto é petiscos ;)

    ResponderEliminar
  3. EStas festas são giras. Onde nasci também existe uma grande festa, mas só para o final de agosto e esse púcaro que compraste também abundam por lá.
    Vim ter aqui pelo blog da Quadrpolaridades e chamou-me a atenção o teu comentário na Expo de estares grávida nesse verão. Eu também. Nasceu uma rapariga a 8 de junho.
    estou por aqui: www.folhasdepapelonline.blogspot.com

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares