Espargos com Bacon


Espargos é uma coisa de que gosto muito mas que até gora apenas tenho comido fora de casa. Sem motivo nenhum em especial, simplesmente porque ainda não tinha tido coragem para lhes deitar a mão e prepará-los na minha cozinha.

Na semana passada não resisti a um molho de espargos verdes e trouxe-os comigo sem saber muito bem o que fazer com eles.

Andei dois dias a investigar como preparar, e qual a receita que mais me chamava a atenção. Descobri uma focaccia de espargos com tomate cherry que me encheu as medidas... e uma tarte de massa filo com creme de batata com 3 queijos e espargos que não me vai escapar!

No entanto, para primeira experiência fiquei-me por um petisco bem simples e rápido de preparar.





Espargos com Bacon

1 molho de espargos verdes
mesmo número de fatias de bacon cortado fino
mistura de pimentas

Lavar os espargos e cortar as pontas endurecidas, para tal basta segurar o espargo perto das pontas e vergá-lo - ele irá naturalmente partir no ponto em que não está 'bom para consumir'.

Escaldar os espargos em água a ferver temperada de sal, durante 2 minutos, retirar e deixar arrefecer (eu guardei a água da cozedura e usei para fazer um arroz de ervilhas que ficou fantástico).

Enrolar cada um dos espargos numa fatia de bacon e colocar sobre um tabuleiro de forno com grelha, para que a gordura do bacon derreta e fique no fundo do tabuleiro, sem ficar em contacto com os espargos. A mim sobraram-me quatro espargos que assei na mesma sem bacon...

Temperar com moinho de mistura de pimentas e levar ao forno por cerca de 15 minutos na temperatura máxima e a cerca de 1/3 da altura superior. Quando começar a usar a churrasqueira será lá que irei colocar estes espargos!

Verificar se ficam tostadinhos e com a gordura do bacon totalmente derretida.

Servir de imediato!






Comentários

  1. Humm, eu adoro espargos, que saudades, há tanto tempo que não como...
    Olá Titá, mas agora é só cozinha? então e as agulhas, estão paradas?
    Beijinhos
    Elsa

    ResponderEliminar
  2. Olá Elsa!!! Sim, as agulhas andam um pouquinho paradas, ou melhor andam a não ser tão fotografadas porque os avanços são poucos... Mas estou a fazer duas experiências novas que me dão 'água pela barba'...

    ResponderEliminar
  3. Olá Titá, também ando curiosa por experimentar espargos :) E esta tua receita para além de ter bom aspeto parece simples de fazer :) Um destes dias tenho de comprar ;)
    beijinhos :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares