Bolo de Mascarpone com Ameixas de S. João

Tenho andado menos por aqui, mas também tenho andado menos pela cozinha... uma virose que entrou lá em casa e fez questão de nos visitar a todos, reduziu-nos consideravelmente a vontade de comer e limitou-nos muito nas escolhas, pelo que entramos no rame-rame da dieta forçada!
 
Volvidas as forças e a resistência física, começaram a chegar-ma às mãos as frutas da época - Ameixas de S. João e, tendo em conta que ainda tenho compota que fiz no ano passado por esta altura, resolvi tentar umas coisas diferentes.
 
 

 
 
 
 
Bolo de Mascarpone com Ameixas de S. João
 
250 gr de Mascarpone
125 gr de Iogurte grego
100 gr de açúcar amarelo
4 ovos
1 colher de sopa de aroma de baunilha
50 gr de farinha com fermento
500 gr de ameixas descaroçadas e sem pele.
 
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
 
Bater as claras em castelo bem firme com uma pitada de sal.
 
Bater as gemas com o açúcar até obter um creme volumoso e fofo.
Adicionar a farinha peneirada e envolver com a espátula. Juntar o iogurte e envolver até que fique totalmente sem grumos, de seguida adicionar o mascarpone e bater tudo muito bem com a vara de arames, verificando novamente se fica sem grumos.
Adicionar agora o aroma de baunilha e, em seguida, incorporar as claras em castelo com movimentos 'de cima para baixo' sem lhes retirar o ar.
 
Forrar uma forma de tarte com papel vegetal e verter a massa. Cobrir com as ameixas cortadas em metades, sem a pele, e polvilhar com pólen (opcional), levar ao forno por cerca de 50 minutos.
 
 
 
 
 

 

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares