Canelones de frango com cenoura, espinafres e ricotta

Toda a gente adora canelones, mas é tão chato encher os canudos não é???

Ontem era dia de desanuviar do stress do exame, que correu lindamente, mas que me ofereceu uma tarde na rua à espera que o 'dito' terminasse...







Com base na técnica do Jamie Oliver os canelones por aqui fazem-se assim:

Estufei 4 coxas grandes de frango com cenoura em cubinhos pequenos, tomate, espinafres e cebola. Um pouco de polpa de tomate, salsa e mangericão frescos picados, temperado com sal, pimenta preta e alho. Arranjei de peles e dessossei após o que piquei na picadora e envolvi novamente nos legumes. Envolvi a ricota em pedaços pequenos e reservei.



Eu corto os canelones a meio: com uma boa faca de serra 'marco-os' a toda a volta e depois, com uma pancada seca, quebro-os a meio. Ficam certinhos sem partir ( o meu filho mais velho diz que ultrapasso as leis da física, mas isso são outros quinhentos...)




Deito o preparado de frango com legumes sobre a massa e, se necessário, ajusto com um garfo para que fiquem bem cheios todos os canudos. Deixo sempre que fique algum molho no fundo do pirex (de loiça, de barro ou até um tacho alto, que possa ir ao forno, para quem não queira partir os canelones).




Fiz um molho bechamel com 1 colher de sopa de manteiga, 3 colheres de sopa de farinha e 1/2 litro de leite, mexendo sempre com uma vara de arames em lume brando até engrossar. Tempero bem com sal, alho picado e pimenta preta. Cubro todos os canelones com este preparado.




Salpico com queijos que tenha no frigorífico, estes levaram mozzarella e emmental. Tomilho seco para finalizar.

Foram ao forno por 30 minutos cobertos com papel de alumínio e mais 30 a descoberto, até ficarem douradinhos e a borbulhar.








O recheio pode ser com frango, carne picada, salmão ou até apenas legumes.
Sem dúvida, um prato sempre vencedor!
Bom apetite!

Comentários

  1. Uauuu Amo massas !!!
    Vou preparar por cá, também. :)

    ResponderEliminar
  2. vou continuar a babar-me...............

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha!

    E essa tua técnica parece-me excelente! Eu tenho lá em casa uns canelones que não há meio de serem feitos, porque recheá-los é muito chato!

    Agora acho que vou mesmo fazer e rechear assim!

    Bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares