Bolo Salgado

Este fim de semana foi de sol, mas foi dos mais ventosos de que tenho memória... Tentámos por duas vezes sair de casa para dar uma volta nas redondezas e regressámos a casa com o cabelo em pé, cheio de água salgada e com os ouvidos a doer... As nortadas não são das minhas coisas preferidas!
 
Com os pequenos dedicados ao estudo o tempo foi maioritariamente passado por casa, entre arrumações e acompanhamento nos livros, passando pela cozinha de forma a confortar o estômago com coisas boas.
 
 
 
 
 
 
Bolo Salgado
 
5 ovos grandes
1 chávena de leite (usei de 200 ml)
1/2 chávena de azeite
1 pitada de sal fino
2 chávenas de farinha de trigo com fermento (pode usar-se 1 farinha de trigo e 1 de farinha integral)
1 colher de chá de fermento royal em pó
 
Bater os ovos, juntar o azeite e o leite e bater bem. Peneirar a farinha com o fermento e o sal fino. Envolver bem no preparado dos líquidos (não necessita de batedeira elétrica, poder ser usada uma colher de pau ou vara de arames).
 
Recheio:
 
1 chávena cheia de carnes a gosto: fiambre, salsichas, bacon, salpicão - o que houver no frigorífico...
 
Envolver o recheio na massa cuidadosamente. Hoje usei fiambre em cubinhos, milho, salsa picada, tomate seco cortado em pedaços e queijos ralados.
 
Forrar uma forma de bolo inglês com papel vegetal e levar a forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 1 hora, verificar a cozedura com um palito a partir dos 45 minutos.
 
Hoje seguiu nas lancheiras de todos!

 

Comentários

Mensagens populares