Bolo de Nutella com Maltesers

Hoje foi a festa de aniversário do meu Tio Beto, em Covas de Baixo no Marco de Canaveses. Uma casa linda, com um jardim de sonho e uma piscina fantástica da qual não pudemos usufruir por causa do frio que anda enganado nas estações...

Uma família quase toda junta, faltavam três dos dez irmãos e alguns primos, aliada a um grupo de amigos para cantar os parabéns a um grande senhor!!! 

'Recanto do Pinto Leite' foi o paraíso do dia!

Como não podia aparecer na festa sem nada (eu nunca vou a lado nenhum sem nada, mas ontem fui intimada pelos primos para não falhar!), e não queria repetir nenhum dos bolos feitos recentemente, ganhei coragem e resolvi tornar duas receitas numa só e adaptá-la a mim! Se corresse mal teria de comprar um bolo no caminho, porque o tempo era curto e o cansaço era demais. 

Sigo um blog terrivelmente guloso e andava de olho nesta receita porque adoramos nutella, e porque sendo baseada numa receita da Nigella só podia ser boa... mas também deitei o olho a esta porque a gula é terrível e maltesers é uma perdição desde pequena. 








BOLO DE NUTELLA COM MALTESERS E CRUMBLE

Crumble:
120 gr de farinha
85 gr de açúcar amarelo
85 gr de manteiga derretida
80 gr de Maltesers (partidos em pedaços com uma faca)

Misturar todos os ingredientes do crumble e amassar muito bem. Formar uma bola e reservar no frigorífico.

Bolo:
200 gr de Nutella (pode ser marca éContinente ou Choco Nussa do Lidl)
100 gr de manteiga
6 ovos L
125 gr de avelãs raladas com pele (piquei na picadora até ficar uma farinha grossa)
80 gr de açúcar amarelo
80 gr de farinha com fermento
1 colher de chá de fermento royal
120 gr de Maltesers

Bater as claras em castelo e no final bater bem com o açúcar até que fiquem bem firmes.

Derreter a manteiga e envolver com a nutella.

Bater as gemas com a farinha grosseira de avelãs. Juntar o creme de nutella e bater muito bem.

Com uma espátula envolver as claras batidas com o açúcar, debaixo para cima sem bater muito.

Peneirar a farinha com o fermento sobre a massa do bolo e envolver com a espátula sempre em movimentos largos e debaixo para cima para que não perca 'ar', fica uma massa muito fofa.

Juntar os maltesers e envolver levemente.

Forrar o fundo de uma forma de fundo solto com papel vegetal e untar a forma toda com manteiga e polvilhar com chocolate em pó.

Deitar a massa na forma e levar a forno pré-aquecido a 180 graus por 30 minutos. Abrir o forno e colocar sobre o bolo pequenos pedaços do crumble que esteve reservado no frio (parti a bola com os dedos em pequenos pedaços antes de abrir o forno, para não perder muito calor) de forma a cobrir toda a superfície do bolo. 
Neste passo o meu bolo sofreu um revés, fiquei obviamente a olhar para o forno quando coloquei o crumble e... de repente o dito começou a 'afundar' no centro do bolo e deu-se uma erupção da massa interior sobre o crumble que ficou à superfície... 'Olha lá se foi o efeito visual do crumble!!'

Deixar o bolo cozer mais 20 minutos e verificar a cozedura com um palito. Retirar do forno e deixar repousar cerca de 5 minutos antes de desenformar.

Tive pena que o aspecto visual não tivesse corrido como o esperado, mas o aroma que fica na casa é maravilhoso (parece que estamos a fazer Ferrero Rocher na nossa cozinha)





Foi aprovado por todos os que provaram, o Rui acha que os maltesers perdem qualidades por estarem dentro do bolo pois ficam menos crocantes. Eu provei 'quase nada', porque tive uma noite complicada em termos de digestão e achei arriscado entrar nesta aventura chocoólica... fiquei-me, tristemente, por uns morangos com uns cabelos (muito poucos) de fios de ovos...

Parece que foi um sucesso, o que é certo é que durou pouco tempo depois de aberto! 

Fica aqui a receita com um beijinho especial a quem eu sei que virá ao meu blog pela primeira vez por ter provado um bolo meu!!!








Comentários

  1. Uma 'ssoa até fica apardalada com tamanho manjar!!!!!!! Ainda não é amanha que faço este pois não tenho avelãs, mas há-de sair uma coisa com sabor a Nutellaouprimodolidl!!!!!
    Parabéns ao Tio Beto por ter uma sobrinha fantástica!!!!!!! Vales por mil!
    Beijinho doce

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares