Dia da Alimentação (ontem)

Pois que ontem chovia, e estava frio, e muita humidade no ar... e eu estava cansada e a dizer mal da minha vida, pois queria fazer algo mais marcante para o jantar para assinalar o Dia da Alimentação e do Pão e tinha de ir a casa às 17 horas cozinhar a correr e deixar a mesa posta para sair a correr e levar os rapazes ao andebol...

Eis senão quando (17h10'), toca o meu telefone e 'filho mais velho mais lindo do mundo' diz que está muito cansado... tem frio e sono e não tem 'apetites' de treinar... 'ah, e tal filhote... mas o teu irmão também tem treino... e ele... se calhar até quer ir... (fingers crossed!!!!)... se calhar ligavas-lhe e falavas com ele...'

Meia hora depois estávamos todos no carro a caminho de casa!! Yesssss, uma noite com jantar a horas de gente normal!!!!

Em casa, eles nos quartos às voltas com trabalhos de casa e preparação de mochilas, eu na cozinha a levantar pó e fazer uma ventania desgraçada!!!!

E saiu isto!!!!




Para celebrar o Dia do Pão fiz uma focaccia, mas como temos todos boa saúde, eu gosto de lhe juntar um enchido (um dia vou ser mesmo muito, muito, muito saudável e faço isto sem enchidos, tá? Até lá... bom apetite!)

FOCACCIA

500 gr de farinha
20 gr de fermento de padeiro fresco
2 colheres de café de sal refinado
200 ml de água quente
80 ml de azeite

Deitar todos os ingredientes na maquina de fazer pão e ligar no programa 'MASSAS', ou misturar tudo com a mão e deixar levedar por uma hora.

Moldar uma bola com as mãos, estende-la grosseiramente num tabuleiro forrado com papel vegetal.

Fazer buracos com os dedos e colocar metades de tomate cherry, rodelas de chouriço ou linguiça, raminhos de alecrim e tomilho, polvilhar com umas pedrinhas de sal grosso.

Vai ao forno a 160º por cerca de 25 minutos.




Para sobremesa fiz uma Tarte de Maçã, receita da minha Avó Fernanda, de quem tenho uma saudade imeeeensa...

TARTE DE MAÇÃ

300 gr de farinha com fermento
1 0vo
200 gr de açúcar
100 gr de manteiga derretida

Numa taça juntar tudo e amassar bem com a mão até fazer uma bola. Untar uma tarteira de fundo solto e forrar com a massa ( eu gosto de deixar um bocadinho de massa extra para fazer aquelas tiras por cima da tarte (ficam deliciosamente crocantes, no natal em vez de tiras faço estrelas).

4 maçãs grandes cortadas em cubinhos
1 colher de sopa de açúcar mascavado
canela a gosto

Num tachinho mexer tudo bem em lume médio até a maçã ficar amolecida. Escorrer o sumo que se acumula e deitar a maçã sobre a massa.

Usar a massa que sobrou para fazer as tiras por cima da maçã e levar ao forno pré-aquecido por cerca de 45 minutos a 180º.

Servir morna ou fria, com ou sem gelado!

Pelo meio fiz uns panados de peru com arroz malandro de tomate.

Acho por bem dizer-vos que cozinho muito e depressa mas não somos uns alarves, ok??? Sobrou isto!!! 





E da focaccia já saíram dois pedaços generosos para as marmitas dos lanches dos piquenos. Peço desculpa mas de facto não tirei foto ao arroz de tomate... e não sobrou... os panados, estão ali no cantinho ( panado e meio).


Comentários

  1. Oh,
    Espero que o teu filhote melhor depresssa e adorei a tua focaccia. Um dia destes tenho que experimentar!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susana! Vou já espreitar!! Ando a querer participar há tempos... mas ainda não aconteceu, vamos ver se é desta!!!!

      Eliminar
    2. mas que bom aspecto :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares