Petit Gateaux - a receita que estava esquecida...

Tenho uma vizinha muito engraçada.
 
E, de facto, o blog da vizinha não tem de ser melhor do que o nosso... mas a Ana é muito mais organizada do que eu consigo ter tempo para ser!
 
Nunca me lembrei de fazer um mapa mensal para pensar, organizar, prever o que irei fazer aqui no blog... tenho cadernos para tantos fins... e tenho um para o blog, onde anoto apontamentos, ideias, receitas, desabafos, que poderão ou não vir a aparecer por aqui. Mas não tem datas, previsões nem qualquer tipo de programação.
 
Se calhar devia. Se calhar o corre-corre do meu dia-a-dia já me devia ter feito 'tilt' e pensar que era mesmo isso que precisava para isto tudo fazer um pouquinho mais de sentido.
 
Ontem dei-me conta de que uma das coisas que se fazem regularmente lá por casa não consta ainda aqui na minha lista de sobremesas... e porquê? Porque tive outra amiga gira que me disse 'o R. anda a babar-se para os Petit Gateaux, tens a tua receita lá no blog?' ...
 
E eu não soube responder de imediato, tive de pensar, e cheguei à conclusão de que não, não estava aqui! Pouca vergonha, uma pessoa de chocolate (eu sou uma pessoa de chocolates, a minha vizinha não, mas eu sou!) e não tenho aqui a receita que EU mais gosto...
 
Fica cá hoje! E vou arranjar um mapa catita, podre de giro e vou ter uma planificação toda piriri das publicações que vou pondo por aqui... e não volta a falhar nada... se as programações não correrem mal, que sou menina para programar uma noite inteira em post's e eles saírem todos na mesma altura e eu entupir os feed's dos poucos que me seguem!
 
 
 
 
 
 
Petit Gateaux (receita para 8 petit's gateaux)
 
200 gr de chocolate de culinária
50 gr de manteiga
60 gr de açúcar
2 ovos inteiros (L)
2 gemas
2 colheres de sopa de farinha com fermento
 
Derreter o chocolate com a manteiga (eu uso o micro-ondas, cerca de um minuto na potência máxima), mexer bem com uma colher de metal e reservar.
 
Bater os ovos e as gemas com o açúcar até ter um creme bem fofo e esbranquiçado, junte o chocolate derretido e mexa bem.
 
Envolva a farinha peneirada e bata mais um pouco.
 
Unte e passe as formas (uso silicone - IKEA) com chocolate em pó, encha com o preparado até 3/4 da forma e guarde no frigorífico até à hora de os servir. Quanto mais fria estiver a massa melhor ficam depois de cozidos.
 
Pré-aqueça o forno a 200º, coza os Petit Gateaux diretamente do frigorífico durante cerca de 13 minutos. O tempo de forno varia consoante a potência e tipo de cada um, poderá não acertar com o tempo logo na primeira tentativa, mas vale a pena experimentar até descobrir 'O' tempo correcto!
 
A intenção é que fiquem cozidos e até ligeiramente 'crunchie' no exterior e bem cremosos no interior de forma a que façam aquele efeito de lava ao abrir!
 
Desenforme e decore a gosto. Eu gosto com açúcar de pasteleiro e frutos vermelhos

Comentários

  1. Respostas
    1. E não é só o aspecto... é o sabor! E a textura... o degredo!!!

      Eliminar
  2. A verdadeira vingança do chinês!!! Força nisso e boa sorte!!

    ResponderEliminar
  3. bem que aspecto deve ser do melhor!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Prontos... agora também estou a babar!!!!! ;)
    Obrigada pela receita!!!!

    ResponderEliminar
  5. http://ttitanices.blogspot.pt/2014/03/petit-gateaux-um-novo-vicio.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bé, acabaste de provar que eu estou meeesmo mal da minha cabeça...

      Eliminar
  6. eu sabia porque já tinha vindo roubar duas vezes :)

    são uma maravilha

    Bjos

    ResponderEliminar
  7. Que maravilha seu petit gateau!! Nunca fiz este doce apesar de ter vontade de tentar faze-lo a anos...este inverno deixo de ser enrolada e vou tentar fazer! um abraço!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares