Lombo com Rosti de batata



Pois que estamos em Junho, as minhas séries favoritas na TV estão todas a entrar em férias, e já não há grande coisa que se veja ao serão... Entrei em modo receitas... e ando a ver compulsivamente os programas da Donna Hay!

Já experimentei algumas coisas, mas ontem foi das noites de maior sucesso!!!



A receita é esta, mas eu fiz as minhas adaptações nos ingredientes e quantidades, claro!!!

ROSTI DE BATATA

1 batata grande por pessoa (usei 4)
1/2 cebola
1 colher de sopa de manteiga por batata (assim fanadinha, cerca de 20gr)
sal grosso
folhas de rosmaninho/alecrim fresco

Ralar a batata no ralador (este é o meu, usei a face mais larga) e fazer uma palha grossa, nunca ralar com muita antecedência para a batata não oxidar. Ralar a cebola no mesmo ralador, misturar a manteiga derretida, temperar com sal e as folhas a de alecrim cortadas a gosto.

Numa frigideira colocar um pouco de óleo e fritar colheradas deste preparado de forma achatada e virando a meio para ficar bem dourado de ambos os lados. Usar pouco óleo para não ensopar os Rosti. Reservar num tabuleiro forrado com papel vegetal e dentro do forno a 160º para manter quente e estaladiço.

Eu fiz um de cada vez.

BIFES COM SAL DE COGUMELOS NEGROS ASIÁTICOS

A receita original é com cogumelos Porccini, que eu não tinha!!!

25 gr de cogumelos negros asiáticos secos (usei Auchan)
25 gr de sal grosso

Picar tudo grosseiramente no robot de cozinha, sem desfazer excessivamente os cogumelos para não lhes roubar a textura.

2 bifes de lombo por pessoa (usei lombo, pode ser o que quiserem, evidentemente)

Pincelar os bifes com azeite, polvilhar com o sal triturado com os cogumelos e pressionar um pouco para aderir bem. Deixar repousar por 2 ou 3 minutos.

Fritar os bifes a gosto numa frigideira anti-aderente, eu usei uma de revestimento de porcelana. Nunca usar qualquer tipo de gordura pois já estão pincelados com o azeite.

Servir com os Rosti crocantes e degustar, degustar muito e com um bom vinho!!! Porque merece!!!






Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares