Rolo de carne recheado
Tenho andado com vontade de reavivar receitas antigas, cheiros da cozinha das nossas avós. Trazer de volta os sabores que nos fazem lembrar a nossa meninice.
Para isso, ando a reler e anotar as receitas que mais me chamam a atenção nas revistas da Teleculinária do Chefe António Silva, esse que foi um marco da nossa cozinha tradicional.
Há umas semanas vi um rolo de carne que ele aconselhava a rechear com ovo cozido e pickles... não ia ter grande sucesso por aqui, mas resolvi adaptar ao nosso gosto e saiu algo simplesmente maravilhoso.
Rolo de Carne recheado
6 bifes de novilho finos bem espalmados (usei o meu martelo pela primeira vez)
queijo fundido fatiado qb
fiambre qb
1 embalagem de folhas de espinafres
sal, pimenta e mostarda qb
2 colheres de sopa de azeite
50 gr de margarina
1 chávena de chá de vinho branco
1 colher de sopa de molho inglês
fio culinário para atar
Estender os bifes na bancada, sobrepondo cada um por cerca de 3 cm. Temperar de sal e pimenta, barrar levemente com mostarda.
Cobrir com as fatias de fiambre, seguido das folhas de espinafres e cobrindo tudo com as fatias de queijo.
Enrolar o rolo no sentido do comprimento, pressionando ligeiramente para ficar um pouco firme.
Atar bem com o fio, fica mais seguro se atarmos e dermos um nó a cada volta (cada nó corresponde a uma fatia, ao cortar).
Derreter a margarina, juntar o azeite e esfregar bem o rolo com a mistura. Barrar com mais um pouco de mostarda e colocar o rolo num tabuleiro com as medidas muito aproximadas da peça de carne.
Regar com o vinho e deixar a marinar um pouco.
Aquecer o forno a 180ºC e levar a assar, regando ocasionalmente com o vinho restante e o molho que se vai formando. Demora cerca de 30 a 40 minutos a ficar 'no ponto'.
Após retirar do forno juntar a colher de sopa de molho inglês aos sucos da carne que estão no tabuleiro e mexer bem para envolver.
Cortar com uma faca bem afiada sem remover os fios, para que a peça não corra o risco de se desfazer.
Aqui servi com batatas fritas e salada de alface com cebola. Ficámos clientes de mais uma sugestão vintage (embora que adaptada) do Chefe Silva
Humm já está na lista para um destes dias experimentar
ResponderEliminarVale mesmo a pena Márcia, fica suculento e extremamente saboroso.
EliminarFicou maravilhoso! Beijinhos
ResponderEliminarMuito bom! Como tudo o que sugere... Obrigada por partilharem as tuas experiências, para que possam se nossas também!
ResponderEliminarCada dia gosto mais deste blog! :))
ResponderEliminarObrigada pela partilha!
Levo a sugestão!
ResponderEliminar