Ora então...

...foi assim...
Os meus filhotes têm tido o previlégio de andar em colégios privados desde a creche. B, o mais novo ainda está no 4º ano em colégio, D, o mais velho transitou para o 8º ano e mudou este ano de um privado para uma escola pública!

No final do ano lectivo passado, a pedido do D, optámos pela inscrição no ensino público, numa escola onde estão muitos dos seus grandes amigos do ensino básico com quem mantém uma relação muito próxima em actividades extra-curriculares.

O primeiro choque foi ficarmos sem saber se tinha ou não sido admitido na escola até chegarmos de férias, em meados de Agosto. Eu já andava passada por não saber nada. Fui à escola e a resposta que me deram era de que tinha de aguardar até Setembro para saber... tá-se mesmo a ver... eu sem saber até Setembro em que escola ele ia ficar... sem poder encomendar livros nem organizar nada, logo eu!!!
Tive uma conversa longa com o chefe da secretaria da escola, pois na direcção estava tudo de férias, e lá consegui que me verificasse a concretização da tranferência. Fiquei um pouco mais aliviada e recordei-lhe que o D vinha com carta de recomendação do colégio anterior e um pedido escrito feito por nós, pais, a pedir o ingresso na turma onde ele conhecia a maior parte dos alunos por serem antigos amigos do ensino básico...

Esperámos por Setembro e, dia 1, saíram as listas das turmas!!!!

PÂNICO!!!! O D não só não está na turma que nós queriamos (8º E) como foi parar a uma turma com 18 alunos, em que 12 são repetentes... bem, eu não gosto muito de ser esquisita, mas... isto é demais!! Passei-me da cabeça!!!

Fui falar com a direcção da escola e não deu em nada, 'sabe, veio de outra escola, sujeita-se'... começaram a saltar-me as tampinhas todas!!!!

Saltaram todas as cunhas (este país é mesmo assim...) fomos falar com o vice-presidente do conselho executivo, com o presidente da associação de pais e com a avó materna, que deu aulas naquela escola durante 22 anos... a resposta que a directora da escola nos deu foi de que não podia contornar a le,i por isso o D teria de ficar na turma que lhe tinha sido atribuida...

DREN (direcção regional de educação do norte) comigo!! Directamente à fonte de informação!! Falámos com o responsável do agrupamento que nos disse que desde que haja vagas na turma pretendida não há inconvenientes na tranferência... Escola com eles!!! Directamente á direcção!!

Desta vez não houve argumentos para nos calar... temos pena... conseguimos!!!

Demos uma volta ao sistema, eu sei, mas a bem dos meus filhos dou a volta ao mundo, se for necessário!!!!!!

Hoje foi a apresentação na nova escola.

O horário é explêndido e adorou estar novamente junto dos amigos que tem desde muito pequeno. 

Foi um choque menor, tendo em vista que passa de um espaço com 150 alunos para um 'ligeiramente maior' com 1300.

Tenho noção de que soltei o meu mais velho numa selva, espero que tenha garras para se defender!!!!



Agora é ralaxar, organizar a semana conforme os novos horários, encaixar o andebol dois dois filhotes 3xsemana e tentar arranjar um buraquinho para continuar com a minha hidromaster!!!!

Ano lectivo novo, vida totalmente nova!!!!

Comentários

  1. Caganda cena!!!! E já estás de volta definitivamente!? E que história é essa de Hidromaster???? Quero saber tudo!!!

    ResponderEliminar
  2. ele vai-se safar vais ver... as vezes mudar faz bem :)

    ResponderEliminar
  3. Certifica-te é que tens o teu tempinho para a hidromaster que ele safa-se! ;)

    ResponderEliminar
  4. Já sabia, antes de ler, que o D está muito satisfeito com a mudança. Está visto que se safou. Era de esperar! Agora, explica lá o que é isso de hidromaster.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares