Strudel de maçã


Resolvi fazer uma experiência pois tinha descongelado uma placa de massa folhada sem ainda saber muito bem o que iria fazer com ela...
Olhei para a fruteira e vi umas maçãs que já tinham passado por melhores dias e tinham mesmo de ser gastas de alguma forma. Resultou neste Strudel, que estava deveras delicioso e que acompanhámos com gelado de baunilha do Lidl, do qual somos fãs!!!!

Strudel de maçã

Pré-aqueça o forno a 180º

4 maçãs grandes cortadas em cubos pequenos
4 colheres de sopa de açucar mascavado escuro
1 pau de canela
Leve estes ingredientes ao lume, até a maçã ficar macia e quase sem molho nenhum no tacho. A maçã fica com um aspecto ligeiramente caramelizado.

1 placa de massa folhada (usei congelada, descongelada com 3 horas de antecedência)

Farinha para polvilhar a bancada.


Polpa de maçã (usei Andros, pois é a que os meus filhos gostam) suficiente para barrar a massa folhada com uma camada de cerca de 0,5cm de espessura.

Estique a placa de massa folhada com o rolo até obter uma camada fina mas que possa ser trabalhada. Barre-a com a polpa de maçã e distribua as maçãs caramelizadas, pode ainda juntar passas , nozes ou amêndoas. Eu fiz só com a maçã.

Enrole cuidadosamente a placa de massa folhada formando um rolo comprido, coloque-o cuidadosamente num tabuleiro forrado a papel vegetal e polvilhe com açucar fino (pasteleiro ou moído na picadora) e canela.

Leve ao forno por cerca de 40 minutos ou até que veja que a massa fica bem folhada. Acompanhe com gelado ou natas batidas.

Bom proveito!! 





O sucesso por aqui foi tal que hoje vou repetir a pedido do PAI!!! E já que é o seu dia...


Comentários

Mensagens populares