Bolo Formigueiro Com Côco

Gosto de ter a minha casa cheia.
Gosto que os meus filhos convidem os amigos para ficaram lá connosco.
Gosto que a minha 'filhota' mais velha tenha a vontade e autonomia de decidir ir para lá e avisar-nos apenas quando já está a caminho, mesmo quando nós ainda estamos a trabalhar.
Gosto que se sintam bem lá no nosso cantinho, onde temos prazer em receber as pessoas que nos fazem felizes.
Ontem foi um dia desses, já lá tínhamos dois amigos dos rapazes, juntou-se a nossa 'mai belha' e ficou o ramalhete completo!
Na hora de nos sentarmos à mesa eu fico feliz de os ouvir falar e contar coisas divertidas, piadas e histórias triviais... pudesse eu e tinha a casa assim todos os dias!!
A minha cozinha parecia uma linha de produção e comecei por fazer um bolo...
Bolo Formigueiro Com Côco
5 ovos caseiros, ou 4 ovos de compra L
200 gr de manteiga
250 gr de açúcar
200 ml de leite
250 gr de farinha com fermento
80 gr de côco ralado
80 gr de chocolate granulado
Bater a manteiga com o açúcar até ficar bem ligado. Adicionar as gemas uma a uma, batendo bem entre cada adição.
Juntar o leite e bater novamente.
Envolver a farinha, o côco e o chocolate.

Por fim, e sem bater, envolver as claras em castelo delicadamente.
A receita pedia fermento, mas esqueci-me dele e ainda bem, não fez falta nenhuma.
Untar e enfarinhar uma forma média com buraco.
Verter a massa e levar a cozer em forno pré-aquecido a 180º por cerca de 40 minutos. Verificar com um palito.
Desenformar e deixar arrefecer um pouco.
Cobertura
1 lata de leite condensado
1/2 lata de leite
1 ovo
Num tacho pequeno levar tudo a lume brando mexendo sempre até engrossar ligeiramente.
Misturar umas raspas de chocolate mesmo antes de verter sobre o bolo.
Fica um delicioso bolo húmido e bem guloso.

Comentários

  1. Olá Henriqueta!!
    Casa cheia é sinal de família feliz, isso não tem preço!!
    Seu bolo ficou lindo demais, dá vontade de entrar na tela e levar uma fatia!!
    Beijos!!!! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br
    www.facebook.com/ReceitasdoBlogDeliciasdaVoDeo
    Instagram: @receitas.deliciasdavodeo

    ResponderEliminar
  2. Humm Tita que bolo, até eu ia lá fazer companhia!!!
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Gosto tanto deste bolo! Fica lindo!

    ResponderEliminar
  4. Fiquei com água na boca! :)

    ResponderEliminar
  5. Olá, sou a Isabel e acompanho o seu blog há algum tempo, sou aliás leitora assídua de muitos outros blogs diáriamente, e, como tal decidi criar um blog onde divulgo os blogs que acompanho, (mas apenas escritos em português) sejam de receitas, artesanato, fotografias, moda, decoração, etc.

    Faço um pequeno tópico onde convido á visita dos blogs com hiperlink bem visível, de alguns posts do dia.
    Não faço reprodução de fotos nem textos dos autores, leio e divulgo.
    (Todas as fotos publicadas no meu blog são minhas.)

    Estou em "Conchas e Búzios" (http://conchasebuzios.blogspot.pt/).

    Resta-me apenas parabenizar o seu trabalho e agradecer uma visita ao meu cantinho quando for oportuno.

    Isabel Guerreiro
    iguerreiro2002@gmail.com

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares